Vinho de Jabuticaba

publicidade
publicidade

ingredientes

  • 1 litro de jabuticaba
  • Açúcar demerara a gosto

modo de preparo

  1. Encha um recipiente de um litro com jabuticabas inteiras bem maduras. Higienize (com hipoclorito ou vinagre), escorra até secar e reserve.
  2. Em um pote suficiente para 1,5 litros (estreito e alto ou largo e raso, não importa) coloque uma camada de uns 2 dedos das jabuticabas, estourando a casca das frutas (amasse com as mãos ou faça um pequeno corte com uma faca, expondo um pouco a polpa). Cubra com uma camada fina de açúcar.
  3. Repita o processo até o final, terminando com uma camada de açúcar (deve sobrar algum espaço no recipiente, pois a fermentação, com a produção gás carbônico, aumenta o volume dos líquidos).
  4. Passe um filme plástico sobre o recipiente, mas sem apertar (se tiver tampa própria, utilize-a também, mas não impeça totalmente a entrada de ar), coloque sobre um prato ou vasilha maior para evitar bagunça caso vaze um pouco de líquido e deixe descansar (sobre um armário ou mesmo sobre a geladeira) SEM MEXER por 20 dias.
  5. Após esse período:
  6. Passe todo o conteúdo do recipiente por uma peneira fina.
  7. Com a ajuda de uma colher ou de um amassador de batatas, esprema porções da fruta para extrair todo o líquido. Despreze as cascas.
  8. Coloque o líquido obtido em uma garrafa bem limpa e tampe com rolha (de cortiça ou rolhas reutilizáveis para vinho, com vedação de borracha). Apesar de ser um produto fermentado e por isso mesmo ter uma durabilidade maior, como não tem conservantes pode ser guardado em geladeira, embora se mantenha bem sem refrigeração enquanto fechado

Dicas práticas

Fonte: Receitaculo



Tempo de preparo previsto:

Rendimento esperado:

Dificuldade de preparo: F


Enviado por Cozinheiro

 
 
 


«« voltar

 

2019 © Copyright Receitas Virtuais, todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização