Risoto de abobrinha e bacon

publicidade
publicidade

ingredientes

  • 200 gramas de arroz arbório
  • 3 colheres de sopa cheias de manteiga
  • 1 cebola grande picadinha
  • 4 fatias de bacon picadas
  • 1 abobrinha média ralada no ralo grosso
  • 75 ml de vinho branco seco
  • Cerca de 1 litro de caldo de legumes caseiro ou em cubo (eu dissolvo 1 potinho de caldo de legumes, aquele que o Alex Atala fez propaganda em 1 litro e meio de água fervente)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado

modo de preparo

  1. Prepare o caldo de legumes e mantenha tampado em fogo baixo.
  2. Ao lado do caldo, aqueça outra panela, de preferência funda e grossa e frite o bacon em fogo médio. Não precisa colocar óleo porque o bacon vai soltar sua própria gordura. Frite até que fiquem dourados mas sem estarem esturricados e secos. Tire o bacon num prato forrado com papel toalha e reserve.
  3. Limpe a gordura da panela com papel toalha e coloque 1 colher de sopa de manteiga. Espere derreter e coloque a abobrinha ralada. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta do reino. Refogue em fogo alto até que esteja macia e sem líquido. Tire num outro prato e reserve.
  4. Derreta mais 1 colher de sopa de manteiga e refogue agora a cebola em fogo médio. Espere até que a cebola esteja macia e translúcida. Acrescente então o arroz (que não deve ser lavado) e mexa bem para envolver bem todos os grãos de arroz na manteiga. Refogue até que os grãos comecem a agarrar no fundo da panela. Baixe o fogo e junte o vinho branco. Mexa bem para que o álcool evapore. Coloque 1 concha do caldo de legumes e misture. A partir daqui o risoto ficará pronto entre 15 a 20 minutos. Continue sempre mexendo e vá colocando mais caldo, uma concha de cada vez, quando começar a secar o líquido. Depois de 15 minutos comece a verificar o ponto do arroz, deve estar macio mas com certa resistência no miolo, isto é, al dente.
  5. Incorpore a abobrinha, metade do bacon, 1 colher de sopa de manteiga e o queijo ralado. Misture e caso a cremosidade esteja muito grossa, coloque mais uma concha de caldo de legumes. Misture bem e corrija o sal se necessário. Tampe e apague o fogo.
  6. Deixe abafado por 5 minutos e sirva em seguida
  7. Espalhe um pouco do bacon reservado e mais parmesão ralado sobre cada prato. 

Dicas práticas

Fonte: Pecado da Gula



Tempo de preparo previsto:

Rendimento esperado:

Dificuldade de preparo: F


Enviado por Cozinheiro

 
 
 


«« voltar

 

2019 © Copyright Receitas Virtuais, todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização